sábado, 8 de fevereiro de 2014

Fase distrital, CNL 2014

Caldas da Rainha é o próximo passo para a prestação das segundas provas, dos alunos apurados no âmbito do Concurso Nacional de Leitura.
As obras selecionadas são:

3º Ciclo
A Cidade dos Deuses Selvagens de Isabel Allende;
O Livro Misterioso de Margarida Fonseca Santos;

Secundário
Os Profetas de Alice Vieira;
O Ano Sabático de João Tordo;

Clube Manga na ESP... as bases estão lançadas


No passado dia 7, o quadro da sala 210 ficou com uns traços insólitos e os alunos do 8ºG estiveram atentos a uma forma diferente de comunicação: a Iris e o Ricardo vieram de Lisboa, para dar umas "dicas" sobre os traços e as narrativas da BD Manga.
Foi muito interessante e já se "desenham" talentos na nossa escola!
 
Agora, aguardamos que nos mostres do que és capaz! Estaremos na BE, com o Clube Manga, para te desafiar!...
 
É com muita satisfação que a professora responsável pela BE, Fernanda Gomes, felicita os alunos desta turma, pelo seu comportamento responsável e exemplar. Souberam criar as condições  ideais para receber os animadores do workshop.
Expressa ainda um especial agradecimento à Coordenadora Interconcelhia, Drª Ana Cabral, por todas as diligências e pela sua disponibilidade para que este momento se concretizasse.
 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ela move-se...a Matemática em ação, na BE

As professoras de Matemática Ana Francisco e Celina Oliveira empenharam-se em proporcionar aos alunos uns momentos de descoberta e experiências com a exposição Ciencializar.

O Clube de Matemática do Agrupamento, com a colaboração das bibliotecas da EB2,3 Marquês de Pombal e da Escola Secundária de Pombal, dinamizou, em ambas as bibliotecas, de 17 de janeiro a 22 de janeiro, uma exposição de matemática cedida pelo de Centro de Recursos - Ciencializar - Projeto Ciência Viva do Instituto Politécnico de Leiria.
 Estiveram patentes os seguintes temas: Matemática e o Jogo; Matemática e as profissões; e Matemáticos: pessoas como tu e eu? . Com estas temáticas, o clube pretendeu tornar a Matemática mais atrativa; dar a conhecer a Matemática de uma forma lúdica; desenvolver o gosto pela Matemática; desenvolver a capacidade de resolver problemas e promover a interdisciplinaridade.
 Na biblioteca da EB2, 3 Marquês de Pombal os alunos puderam essencialmente experimentar jogos, nomeadamente o tangram, o Solitário, as damas pulantes, os dados mágicos, como somar 15?, cavalos e cavaleiros, não digas 23, as 8 rainhas, a bola de cristal, és um cromo?...Viajaram, ainda, pela biografia de matemáticos como Blaise Pascal, Pitágoras, Euler, Isac Newton, Bento de Jesus Caraça, entre outros.
 Na  biblioteca da Escola Secundária os alunos exploraram alguns jogos, nomeadamente as Torres de Hanoi, as Falácias, o cubo mágico, entre outros…Tiveram contacto interativo com a Matemática e as Profissões:  O Detetive e os Algoritmos; O Leiteiro e a Teoria de números; O Operador de caixa e os Algoritmos; O Mágico e as Congruências; O Músico e as Frações; O Merceeiro e a Proporcionalidade… Puderam, ainda, conhecer o importante contributo dos matemáticos Alan Turing, Emmy Noether e John Forbes Nash na nossa sociedade… O totoloto, o totobola e o joker também não foram esquecidos….