sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Exposição "Olhares Inocentes"



SUGESTÃO: apreciem as crónicas da professora Graciosa Gonçalves sobre O Rapaz do Pijama às Riscas e A Rapariga que Roubava Livros, na secção: Sugestões de Leitura!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Nobel da Literatura para Patrick Modiano. "Isto tem qualquer coisa de muito estranho"



O escritor francês de 69 anos é o vencedor do prémio mais prestigiado da literatura. Tem várias obras publicadas em Portugal, entre as quais "O Horizonte" e "A Rua das Lojas Escuras".


Patrick Modiano nasceu em 1945, em Boulogne-Billancourt, nos subúrbios de Paris
É filho de pai com origens italo-judaicas e mãe belga, Louisa Colpijn (a atriz mais conhecida por Louisa Colpeyn). Os pais conheceram-se durante a ocupação de Paris na II Guerra Mundial. 
Os seus estudos foram feitos em Paris. Quando estava no liceu Henri IV, teve aulas de geometria com Raymond Queneau, o escritor francês, que era amigo da sua mãe.  
O encontro com Raymond Queneau, autor de "Zazie dans le metro" (em inglês, "Zazie in the Metro"), considerado o seu grande sucesso literário, foi fundamental para Patrick Modiano. Permitiu-lhe conhecer os meandros do mundo literário parisiense. É, aliás, graças a Queneau que Modiano conhece a Editora Gallimard, ainda hoje uma das editoras francesas mais prestigiadas, que viria a publicar o seu primeiro romance - " La Place de l'Étoile", em 1968.
É autor de "Missing Person" (1978). Escreveu o argumento de "Lacombe Lucien" (1974) em co-autoria com o realizador, Louis Malle. Em 1972, venceu o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa, com o livro "Les Boulevards de ceinture", e em 1978 o Prémio Goncourt com o livro "Rue des boutiques obscures". Em 2010, foi distinguido com o Prémio Mundial Cino Del Duca, atribuído pelo Instituto de França, e dois anos depois, em 2012, venceu o Prémio Austríaco de Literatura Europeia.
in: http://expresso.sapo.pt/nobel-da-literatura-para-patrick-modiano-isto-tem-qualquer-coisa-de-muito-estranho=f892923#ixzz3FgMdtZJs