Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Quadras de Santo António

Por ocasião do Santo António, a biblioteca lançou o mote:
Um ano letivo volvido
Pelo contributo recebido
A BE agradece
E um manjerico oferece
 
Os alunos do 1º TAP responderam
com as suas quadras
e
todos os professores,
administrativos
e assistentes operacionais
RECEBERAM O MANJERICO!


sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Au Bonheur des Livres"


Na continuidade da atividade do início do mês- Brin de bonheur- celebrando a tradição francesa do 1º de maio, lançámos o mote: "os sorrisos contagiam e a felicidade também".

Foi através dos livros que decidimos levar essa emoção à comunidade educativa. Destacamos a vinda do autor Kalaf Angelo; por sua vez, a Dra Eulalie Pereira (Univ. de Coimbra) evocou o Principezinho para reforçar a importância de cultivar a amizade, indispensável à felicidade.
Em exposição permanente tivemos bandas desenhada singulares, em francês, autografadas pelos autores,assim como livros de outras tipologias, gentilmente emprestados pelas Doutoras Margarida Cardoso e Hortênsia Pereira.Paralelamente, os alunos acederam livremente a cabazes de livros.

"À mesa com o autor"

No dia 22 de maio, à hora prevista (10:25), “meninos de cor” “brancos, amarelos, cor-de-rosa, às pintinhas, sem pintinhas, com bolinhas maiores outras mais pequenas…” acolheram o autor Angelo Kalaf, numa escala entre Berlim e Nova York, para falar das suas “Estórias de amor”. Diz que o chapéu de coco é uma questão de moda, na verdade, possui um estilo próprio que encanta.
 
No monte de “livros naufragados” que se encontravam sobre a mesa e onde diz sempre encontrar algum que lhe chama a atenção, destacou leituras que realizou e que recomenda, entre as quais os textos de Ondjaki, Mark Twain, Camões … J.E. Agualusa, seu amigo pessoal, que aqui e além lhe diz: “estás a fazer erro de principiante”!
 
Respondeu serenamente e com carinho a todas as questões que os alunos da nossa escola lhe colocaram sobre as suas crónicas, assim como sobre o seu processo de criação artística, desde a inspiração à gestão do seu quotidiano. Recomendou a todos que “escrevessem um diário” porque, no mundo do trabalho, o que pesa não é tanto o currículo mas sim a forma como nos exprimimos. E a expressão é um processo de aquisição contínua, trabalha-se.
 
Antes de retomar viagem, Kalaf ainda teve tempo para autografar, de forma personalizada, cada livro, assim como para se deixar fotografar com quantos o solicitaram, num ambiente saboroso, colorido e refrescante, proporcionado pelos alunos de Restauração e Bar e respetivos professores.
 
Afinal, valeu a pena “interagir com o mundo lá fora” e ainda bem que “ gosta do risco que correm os que acreditam na construção de coisas belas”!

 

Ler as crónicas de Kalaf, ao som da sua música...porque não?

 
 
 
Para receber o autor-artista todos se preparam: leram crónicas, fizeram pesquisas, elaboraram questões, decoraram os espaços, estabeleceram contactos e até elaboraram "ementa"!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Au Bonheur des Livres

A nossa biblioteca convida-te a entrares na aventura:
"Au Bonheur des Livres".

Na semana de 20 a 24 de maio, passa pela tenda colocada na parte exterior do recinto escolar e delicia-te com histórias fascinantes e outras surpresas!

E ainda, porque a felicidade de todos cabe a todos, traz todo o papel e livros que não uses para que, depois de enviados para a reciclagem, possam reverter para a aquisição de novos livros ou para causas solidárias.

Afinal, qual é o teu papel?

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Biblioteca abre as portas à Europa

No âmbito do projeto Comenius – “ Building Europe Together”, no dia 05 de abril, a Biblioteca acolheu as delegações da Polónia, República Checa, Espanha, Turquia e Roménia. Depois do discurso de boas vindas do Diretor, Fernando Mota, a professora Sibila Henriques deu a conhecer a organização do espaço e os fins a que se destina.
No sentido de promover a literatura portuguesa além fronteiras, foi entregue a cada um dos presentes uma pequena coletânea de textos e informações sobre alguns dos autores mais emblemáticos da literatura portuguesa.


domingo, 10 de março de 2013

Semana da Leitura

À semelhança de anos anteriores, irá decorrer, de 11 a 15 de março, na nossa escola, a Semana da leitura, destinada a incentivar o prazer de ler.
 
De entre as várias atividades que nos propomos dinamizar, destacamos a Feira do Livro, aberta a toda a comunidade, bem como momentos de declamação "speaker's corner" e oficinas de elaboração de marcadores que terão lugar durante os intervalos, na galeria de exposições.

Contamos com a sua presença.

A Coordenadora da Biblioteca Escolar
 
Fernanda Gomes

Conversas com Saúde - Violência doméstica

quinta-feira, 7 de março de 2013

Chá com Letras

 
Neste ano letivo, a atividade de Degustação de Chás atingiu outro nível. Aos objetivos de estimular o consumo de chá, juntámos outros de cariz cultural. E nasceu o Chá com Letras! O resultado foi um momento inesquecível, no qual adoçámos uma boa chávena de chá com poemas e música com que nos brindaram alunos da nossa escola!
Queriamos agradecer a todos quantos contribuiram para a iniciativa, em particular aos alunos do 1ºano do Curso Profissional TRRB, pela sua atitude e profissionalismo.
Obrigada também, a todos quantos contribuíram com a sua presença, para que este momento fosse inesquecível.
Enviamos algumas fotografias para mais tarde recordar….

A Organização,

Conceição Assunção
Fernanda Gomes
Jorge Claro

sexta-feira, 1 de março de 2013

Origâmica Paixão

A semana origâmica foi um projeto que envolveu professores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e alunos do Curso Profissional de Restauração e Bar. Assim, foram muitos os que mostraram as suas habilidades na arte japonesa de dobrar o papel (ori (dobrar) kami (papel)). Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. A criatividade e a paciência fizeram emergir, de simples folhas de papel, animais (cão, dinossauro, tartaruga e borboleta), laços, panelinhas e uma “menina do mar” (a partir da personagem criada por Sophia de Mello Breyner) que primaram pela beleza aliada à simplicidade.
 
 

Convidamo-lo a descobrir os tutoriais do laço, da panelinha e do disnossauro, talentos revelados de técnicos administrativos, professores e alunos.
 



 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Au Rendez-vous de l'Amour

Para recordar o concerto literário no qual se celebraram afetos com palavras e melodias na língua do Amor.