Mostrar mensagens com a etiqueta leitura recreativa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta leitura recreativa. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Au Bonheur des Livres"


Na continuidade da atividade do início do mês- Brin de bonheur- celebrando a tradição francesa do 1º de maio, lançámos o mote: "os sorrisos contagiam e a felicidade também".

Foi através dos livros que decidimos levar essa emoção à comunidade educativa. Destacamos a vinda do autor Kalaf Angelo; por sua vez, a Dra Eulalie Pereira (Univ. de Coimbra) evocou o Principezinho para reforçar a importância de cultivar a amizade, indispensável à felicidade.
Em exposição permanente tivemos bandas desenhada singulares, em francês, autografadas pelos autores,assim como livros de outras tipologias, gentilmente emprestados pelas Doutoras Margarida Cardoso e Hortênsia Pereira.Paralelamente, os alunos acederam livremente a cabazes de livros.

"À mesa com o autor"

No dia 22 de maio, à hora prevista (10:25), “meninos de cor” “brancos, amarelos, cor-de-rosa, às pintinhas, sem pintinhas, com bolinhas maiores outras mais pequenas…” acolheram o autor Angelo Kalaf, numa escala entre Berlim e Nova York, para falar das suas “Estórias de amor”. Diz que o chapéu de coco é uma questão de moda, na verdade, possui um estilo próprio que encanta.
 
No monte de “livros naufragados” que se encontravam sobre a mesa e onde diz sempre encontrar algum que lhe chama a atenção, destacou leituras que realizou e que recomenda, entre as quais os textos de Ondjaki, Mark Twain, Camões … J.E. Agualusa, seu amigo pessoal, que aqui e além lhe diz: “estás a fazer erro de principiante”!
 
Respondeu serenamente e com carinho a todas as questões que os alunos da nossa escola lhe colocaram sobre as suas crónicas, assim como sobre o seu processo de criação artística, desde a inspiração à gestão do seu quotidiano. Recomendou a todos que “escrevessem um diário” porque, no mundo do trabalho, o que pesa não é tanto o currículo mas sim a forma como nos exprimimos. E a expressão é um processo de aquisição contínua, trabalha-se.
 
Antes de retomar viagem, Kalaf ainda teve tempo para autografar, de forma personalizada, cada livro, assim como para se deixar fotografar com quantos o solicitaram, num ambiente saboroso, colorido e refrescante, proporcionado pelos alunos de Restauração e Bar e respetivos professores.
 
Afinal, valeu a pena “interagir com o mundo lá fora” e ainda bem que “ gosta do risco que correm os que acreditam na construção de coisas belas”!