quinta-feira, 20 de março de 2014

Feira do Livro na ESP: os livros vêm até nós

Como é tradição na nossa escola, decorreu mais uma vez a Feira do Livro. Entre 10 e 15 de março, toda a comunidade educativa pôde passear entre livros, folheá-los, saboreá-los…
As turmas, essas, tendo como guia de viagem o(a)  professor(a) de Português realizaram  uma visita programada e tiveram, como todos os outros, a possibilidade de tocar nos livros, de “conversar” com os seus autores, pois, como dizia René Descartes,  A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.”

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Fase distrital, CNL 2014

Caldas da Rainha é o próximo passo para a prestação das segundas provas, dos alunos apurados no âmbito do Concurso Nacional de Leitura.
As obras selecionadas são:

3º Ciclo
A Cidade dos Deuses Selvagens de Isabel Allende;
O Livro Misterioso de Margarida Fonseca Santos;

Secundário
Os Profetas de Alice Vieira;
O Ano Sabático de João Tordo;

Clube Manga na ESP... as bases estão lançadas


No passado dia 7, o quadro da sala 210 ficou com uns traços insólitos e os alunos do 8ºG estiveram atentos a uma forma diferente de comunicação: a Iris e o Ricardo vieram de Lisboa, para dar umas "dicas" sobre os traços e as narrativas da BD Manga.
Foi muito interessante e já se "desenham" talentos na nossa escola!
 
Agora, aguardamos que nos mostres do que és capaz! Estaremos na BE, com o Clube Manga, para te desafiar!...
 
É com muita satisfação que a professora responsável pela BE, Fernanda Gomes, felicita os alunos desta turma, pelo seu comportamento responsável e exemplar. Souberam criar as condições  ideais para receber os animadores do workshop.
Expressa ainda um especial agradecimento à Coordenadora Interconcelhia, Drª Ana Cabral, por todas as diligências e pela sua disponibilidade para que este momento se concretizasse.
 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ela move-se...a Matemática em ação, na BE

As professoras de Matemática Ana Francisco e Celina Oliveira empenharam-se em proporcionar aos alunos uns momentos de descoberta e experiências com a exposição Ciencializar.

O Clube de Matemática do Agrupamento, com a colaboração das bibliotecas da EB2,3 Marquês de Pombal e da Escola Secundária de Pombal, dinamizou, em ambas as bibliotecas, de 17 de janeiro a 22 de janeiro, uma exposição de matemática cedida pelo de Centro de Recursos - Ciencializar - Projeto Ciência Viva do Instituto Politécnico de Leiria.
 Estiveram patentes os seguintes temas: Matemática e o Jogo; Matemática e as profissões; e Matemáticos: pessoas como tu e eu? . Com estas temáticas, o clube pretendeu tornar a Matemática mais atrativa; dar a conhecer a Matemática de uma forma lúdica; desenvolver o gosto pela Matemática; desenvolver a capacidade de resolver problemas e promover a interdisciplinaridade.
 Na biblioteca da EB2, 3 Marquês de Pombal os alunos puderam essencialmente experimentar jogos, nomeadamente o tangram, o Solitário, as damas pulantes, os dados mágicos, como somar 15?, cavalos e cavaleiros, não digas 23, as 8 rainhas, a bola de cristal, és um cromo?...Viajaram, ainda, pela biografia de matemáticos como Blaise Pascal, Pitágoras, Euler, Isac Newton, Bento de Jesus Caraça, entre outros.
 Na  biblioteca da Escola Secundária os alunos exploraram alguns jogos, nomeadamente as Torres de Hanoi, as Falácias, o cubo mágico, entre outros…Tiveram contacto interativo com a Matemática e as Profissões:  O Detetive e os Algoritmos; O Leiteiro e a Teoria de números; O Operador de caixa e os Algoritmos; O Mágico e as Congruências; O Músico e as Frações; O Merceeiro e a Proporcionalidade… Puderam, ainda, conhecer o importante contributo dos matemáticos Alan Turing, Emmy Noether e John Forbes Nash na nossa sociedade… O totoloto, o totobola e o joker também não foram esquecidos…. 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

21 de março - Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999.1 O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo. (in Wikipedia)

Neste dia, também podes dar o teu contributo. Temos duas propostas de concurso:
1.
 
Nota: no ano letivo transato, ficámos muito bem posicionados a nível nacional!
 
 
2. Se tiveres uma "veia mais artística ainda", participa no turbilhão de poesia: escolhe um poema (pode ser da tua autoria), declama-o (com ou sem acompanhamento musical), procedendo à sua gravação (Não é obrigatório o programa Audacity).
 
 
Damos-te alguns exemplos, apenas para te desafiar a fazer melhor!
 
Que tal dedicares um poema à tua mãe? ao teu pai? a alguém de especial? a ti próprio... enfim...
Lê o que escreveu José Luís Peixoto e vê o que pode resultar quando trabalhado pelos alunos!...
 
 
 



 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

1ª fase do Concurso Nacional de Leitura

Já está!...
 
Divulgamos os nomes dos alunos apurados para a 2ªfase do CNL. Parabéns!
Estejam atentos, brevemente daremos notícias sobre as próximas leituras!




 
 
A todos os professores que deram o seu contributo, o meu especial agradecimento.
A palavra é pequena face ao que é necessário fazer: divulgar, motivar, elaborar provas, corrigi-las, selecionar, publicar... enfim: assegurar toda a logística necessária.
 
Ainda bem que os nossos alunos merecem. Veremos, certamente com orgulho, que valeu a pena!